Guaraná: conheça mais sobre esse fruto poderoso 

Saiba mais sobre as curiosidades e benefícios desse incrível ingrediente amazônico 

O guaraná é muito conhecido por nós, brasileiros, afinal é originário das regiões amazônicas, podendo ser também encontrado no Peru, Colômbia e Venezuela. Os frutos desse cipó são facilmente identificados pela sua incrível semelhança com o olho humano, e possuem uma vasta gama de benefícios para o organismo. Confira mais sobre esse fruto mágico da Amazônia aqui no Blog da Cini: 

A lenda do guaraná

 Segundo a lenda indígena, as tribos de Munducurucânia eram as mais prósperas da região, graças a um curumim que havia nascido ali há alguns anos. Essa reputação do pequeno índio acabou gerando a inveja do Deus da Escuridão, Jurupari, que se transformou em cobra e atacou fatalmente a criança. Tupã, então, teria mandado um raio próximo do corpo da criança e pedido que fossem enterrados os olhos do curumim no buraco que se abriu. Após os olhos serem regados com lágrimas durante 4 luas consecutivas, nasceu o guaranazeiro, e dele o fruto mágico que veio para garantir a bonança da aldeia. 

Os benefícios do guaraná 

  • Melhora o desempenho nos exercícios: Por possuir efeitos energizantes poderosos, esse fruto é muito recomendado para atividades físicas. A estrutura química da cafeína presente no guaraná é diferente, o que faz com que o fruto conceda energia de maneira ainda mais eficiente do que o café, por exemplo. A liberação de energia no organismo se dá lentamente, causando um efeito mais duradouro e contínuo no metabolismo. 

 

  • Bom para a pele: O guaraná é um diurético poderoso, o que acaba acarretando em uma maior eliminação de toxinas do corpo. Isto resulta em uma pele mais saudável e contribui para a diminuição de problemas comuns na derme, como erupções cutâneas e acnes. 

 

  • Ajuda a combater dores de cabeça: O guaraná também é ótimo para aliviar enxaquecas e dores de cabeça. A cafeína presente no fruto reduz o tamanho dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Essa vasoconstrição é elemento-chave na diminuição das dores de cabeça, já que em casos de enxaqueca é observada uma dilatação excessiva dos vasos sanguíneos.  

 

  • Melhora o raciocínio e concentração: O fruto do guaranazeiro também é grande aliado nas horas de trabalho e estudo. A cafeína, a teofilina e a teobromina presentes no guaraná aumentam consideravelmente a capacidade de concentração e raciocínio. A ação destas substâncias se dá em diversas áreas do cérebro, sendo uma destas o tálamo. Essa região cerebral desempenha um papel importante na cognição, e quando estimulada garante aquele foco que precisamos tanto no nosso dia a dia. 

 

Um fruto com tantos benefícios assim não poderia ficar de fora dos produtos da Cini. Além de ser ingrediente principal no nosso refrigerante de Guaraná, essa maravilha amazônica está presente na deliciosa Tribaína, no refrescante Mix Guaraná e Açaí e na saborosa Cini Abacaxi.

 

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!

×