Natal: Conheça a história por trás dessa data.

Dia 25 de Dezembro, uma das datas mais esperadas do ano. No Natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, figura importantíssima para o cristianismo. Esta data é considerada feriado religioso em muitos locais do mundo, inclusive no Brasil, e em alguns lugares, considera-se feriado do dia 25/12 até dia 06 de Janeiro. Esse longo período está diretamente relacionado ao tempo que os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior levaram até chegar em Belém, cidade onde Jesus nasceu. 

 

Mas como surgiu a festa de Natal? 

A festa do Natal surgiu a partir das festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Neste período, os romanos celebravam a chegada do inverno. Eles cultuavam o Deus Sol e ainda realizavam festividades com o intuito de renovação. 

Um exemplo disso eram os mesopotâmicos, que celebravam o “Zagmuk”, que era uma festa pagã em que um homem era escolhido para ser sacrificado, pois eles acreditavam que no final do ano, todos os monstros despertavam. 

Após o século IV, com a consolidação do cristianismo, a festividade foi oficializada como Natal do Senhor. Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, eles encontraram uma forma de cristianizar as festas pagãs, dando-lhes uma nova simbologia. 

A data 25/12 foi determinada pelo Papa Julius I (337-352), sendo declarada mais tarde pelo Imperador Justiniano, como feriado nacional, em 529. 

Deste modo, o Natal passou a ser comemorado em muitos países. 

Como os símbolos do Natal surgiram? 

  • Presépio 

No século XIII, na Itália, São Francisco de Assis quis recriar a cena do nascimento de Jesus para explicar para o povo como ela teria acontecido de fato. 

Depois dessa montagem, o presépio se tornou uma tradição muito forte, sendo replicado de diversas formas em diferentes casas. 

 

  • Árvore de Natal 

A árvore é um dos símbolos mais emblemáticos da festa de Natal. Não é todo mundo que monta um presépio em casa, porém a grande maioria monta sua árvore sem falta. 

A tradição de montar uma árvore é mais recente. Antes de ela se tornar um símbolo do Natal, as pessoas usavam árvores enfeitadas para comemorar a chegada do inverno. Por isso que os pinheirinhos de Natal não são qualquer tipo de árvore e sim, pinheiros. Pois esse tipo de planta era mais resistente ao frio. 

  • Papai Noel 

Se você acha que a árvore de Natal é um símbolo emblemático, imagine o quanto a figura do papai noel significa nessa época do ano. 

O Papai Noel é inspirado em um bispo turco, chamado São Nicolau. Ele costumava deixar moedas próximas às chaminés de pessoas mais necessitadas. Por isso, ele é a representação da generosidade.  

Com o tempo, São Nicolau mudou sua figura e ficou mais parecido com o papai noel que conhecemos hoje. E as moedas foram trocadas por presentes que são deixados embaixo das árvores para as crianças que se comportam bem ao longo do ano. 

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!