FESTA JULINA: Como ela surgiu?

Uai sô! Chegou a época do ano mais gostosa hein?! É pinhão, quentão, pé de moleque, paçoquinha… Fica até difícil escolher qual é melhor né?! Como ainda não podemos pular fogueira e dançar nossa tão querida quadrilha, que tal conhecer um pouco sobre a história dessa festa tão típica?

HISTÓRIA DA FESTA JULINA
A festa julina é uma tradicional festividade, que acontece normalmente entre os meses de Junho e Julho. Mesmo sendo muito comuns em todas as regiões do país, ela ainda é destaque no Nordeste.

A festa foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. No início, ela possuía uma conotação estritamente religiosa, e era realizada para homenagear santos como São João e Santo Antônio.

Alguns historiadores dizem que as origens da festa estão diretamente ligadas às festividades pagãs realizadas na Europa durante a passagem da primavera para o verão. As festas eram realizadas como forma de afastar maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir as colheitas dos agricultores.

Essas comemorações começaram a ser cristianizadas, passando a fazer parte do calendário festivo do catolicismo, assim como o Natal.

CHEGADA DA FESTA AO BRASIL
No século XVI, começaram as festas julinas no Brasil. Quando elas foram introduzidas ao nosso povo, elas eram conhecidas como festa joanina, fazendo referência ao São João, porém, com o passar dos anos, ela teve seu nome alterado para festa julina, como conhecemos hoje.

No início, ela tinha um forte tom religioso, porém, com o tempo, ela foi perdendo isso, sendo mais associada a símbolos típicos das zonas rurais.

O BOOM da festa aconteceu primeiro no Nordeste, região que possui as maiores festas até hoje, chegando a reunir mais de 2,5 milhões de pessoas, como é o caso da festa que acontece em Campina Grande.

A melhor parte da festa julina é, com toda certeza, as comidas típicas. Sua maioria é feita a base de milho e amendoim, como a canjica, pamonha, pé de moleque, entre outras. E a bebida mais querida é o quentão. Além disso, são apresentadas dança típicas como a quadrilha, onde todos dançam com as orientações de uma apresentador principal, vestidos como caipira de maneira caricata.

E você? Que tal fazer algumas receitinhas típicas de festa julina para comemorar em casa?

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!