Conheça os refrigerantes regionais do nosso país

O mundo dos refrigerantes é bem mais amplo do que imaginamos, indo muito além daquelas marcas famosas espalhadas pelo mundo. Temos espalhado pelo país uma infinidade de marcas de refrigerante no país, começando pelas famosas Tubaínas que sempre são lembradas nas rodas de conversa. 

Nesse artigo, trouxemos algumas marcas bem curiosas de refrigerantes regionais, que possuem sabores BEM diferentes dos convencionais que conhecemos. Veja: 

 

MATE COURO

Para nós, meros mortais, o nome pode parecer estranho, mas para os mineiros não. O Mate Couro é um refrigerante feito à base de erva-mate e chapéu-de-couro, que são duas plantas que podem ser encontradas em regiões brejeiras no sul de Minas Gerais. Sua versão original foi criada a mais de 64 anos por farmacêuticos e era utilizado como diurético. 

 

Em 2003, a empresa lançou uma linha de refrigerantes com sabores mais convencionais como uva ou limão. 

 

O Mate Couro pode ser encontrado em Minas Gerais e esse ano, começou a ser vendido também no Espírito Santo. 

 

https://www.guiadoscuriosos.com.br/wp-content/uploads/2011/03/refrigerante-mate-couro-original-pet-2-litros-D_NQ_NP_677433-MLB40549119611_012020-F-144×300.jpg

 

GUARANÁ JESUS 

Talvez, esse seja o refrigerante regional mais conhecido de todos. Ele é sucesso no Maranhão, e compete em igualdade com a Coca-Cola na região. A cor rosa da bebida chama a atenção e parece muito artificial, porém, ela é feita através de corantes de cascas de árvores. Seu inventor, Jesus Norberto Gomes, nascido em 1861 era um farmacêutico. Em 1920, ele importou uma máquina de gaseificação e tentou fazer um remédio para combater a acidez estomacal, porém, suas experiências fracassaram. Ele transformou o xarope em uma bebida para seus netos, com 17 ingredientes entre ervas e produtos que ele descobrira em suas viagens pela Amazônia. Ele batizou a bebida com seu nome, e a família de Jesus vendeu a marca em 1961. Em 2001, a Coca-Cola comprou a marca maranhense.

 

https://www.guiadoscuriosos.com.br/wp-content/uploads/2011/03/jesus.jpg

 

ABACATINHO 

O Abacatinho é fabricado em Ubá (MG). Ele tem como ingrediente base a folha do abacateiro, porém, ele não tem o gosto da fruta. Seu gosto é peculiar e ele é bastante adorado em Minas Gerais. 

 

https://www.guiadoscuriosos.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Abacatinho-164×300.jpg

 

FLYCEL POMELO 

O Flyzel Pomelo é outro refrigerante de abacate feito pela Calina, uma indústria de Vera Cruz (RS). Eles pararam de fabricar em 1978, porém, hoje estão adequando uma nova fórmula às normas do Ministério de Agricultura para relançar o produto. 

 

https://www.guiadoscuriosos.com.br/wp-content/uploads/2011/03/pomelo.jpg

 

Aqui em Curitiba, o Cini Gengibirra é bastante famoso e muito procurado em outros estados. Ele é feito de Gengibre e tem um gostinho maravilhoso. 

 

Mas agora conta para nós, qual o seu refrigerante regional preferido? 

 

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!

×