Gengibirra é tombada como patrimônio cultural da região

O refrigerante faz parte da história da cidade e tem papel importante no desenvolvimento da Colônia Cecília.

Nossa queridinha Gengibirra foi tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade de Palmeira, no Paraná. A bebida, produzida à base de gengibre, foi criada há mais de 80 anos pela família Cini, imigrantes italianos que começaram sua história na Colônia Cecília, próxima a Palmeira. O decreto do tombamento foi aprovado no dia 4 de abril, pela Câmara Municipal.

O processo de tombamento iniciou 2018, quando a prefeitura de Palmeira procurou os fabricantes, a fim de tornar a receita um patrimônio cultural imaterial.

O refrigerante possui uma importância histórica relevante para o município, tanto quanto para a Colônia Cecília. Cada gole de Gengibirra remete ao passado na região, os almoços em família e momentos especiais, marcados pela presença e pela originalidade da bebida. Mesmo não sendo produzida no local, atualmente, ela possui uma forte ligação com Palmeira, remetendo à época do anarquismo em que foi criada.

História da Cini e da amada Gengibirra

Nascido na Itália, Ezígio Cini instalou-se na Colônia Cecília a fim de iniciar sua atividades. Em meados de 1904, transferiu-se para São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, local onde a fábrica foi registrada e teve sua produção formalmente iniciada. Com o passar do tempo, a fábrica e a demanda de produtos começou a exigir um abrigo maior, forçando a Cini a mudar-se para o Batel, bairro central de Curitiba, e logo após para uma instalação em Pinhais, evidenciando sua expansão fabril no mercado.

A Família Cini busca que cada produto tenha seu sabor único e inigualável, um reflexo de todas as escolhas de matérias-primas apropriadas e com elevada qualidade. Ingredientes naturais e cores vibrantes fazem a marca Cini, deixando-a do jeitinho que a gente ama.

E agora, falando em coisas que adoramos, a Gengibirra tem espaço reservado no nosso coração. Nilo Cini ressalta que a receita da bebida praticamente não foi alterada desde que foi criada há mais de 80 anos. A produção é semelhante ao processo de fermentação da cerveja. O gengibre é plantado e cultivado pela própria Cini, em Morretes, e ao chegar à fábrica, passa por um processo de fusão em extrato alcoólico. A prioridade é garantir a preservação do gengirol, componente ativo do gengibre que oferece o gosto típico da bebida.

Nós, da Cini, ficamos extremamente felizes com o reconhecimento da nossa querida Gengibirra e com a satisfação dos nossos fiéis clientes do município de Palmeira.

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!

×