Você conhece a história do refrigerante?

Uma das bebidas mais famosas do mundo, o refrigerante tem uma história longa e muito antiga

Quem nunca se refrescou com uma latinha ou garrafa de refrigerante? Essa bebida é mundialmente conhecida e agrada todos os gostos. Sua história começa lá no século XVII.

Tudo teve início na França, mais precisamente em Paris, no ano de 1676. Naquela época, ainda não havia sido inventada a água misturada ao gás carbônico. Contudo, uma empresa deu início à história dos refrigerantes misturando água, sumo de limão e açúcar.

Iniciava-se a história do refrigerante

Mas foi apenas quase um século mais tarde, em 1772, que Joseph Priestley realizou experiências acrescentando gás em líquidos. Esses experimentos, no entanto, só foram comercializados em 1830.

Naquela época, os farmacêuticos tentavam associar ingredientes curativos às bebidas gaseificadas. Alguns anos depois, em 1886, o farmacêutico John Pemberton, de Atlanta (EUA), criou uma mistura de cor caramelo e juntou-a à água carbonatada (gasosa).

Frank Robinson, o contador de Pemberton, batizou a bebida de Coca-Cola e escreveu o nome a próprio punho. A partir desse momento, a bebida passou a ser vendida nas farmácias por USD 0,05 e tinha o intuito de ajudar na digestão.

Essa bebida chegou ao Brasil em 1941, sendo produzida na cidade de Recife.

Referência no Paraná

Fabricante dos mais famosos refrigerantes do Paraná, a Cini teve início em 1890, quando Ezígio Cini desembarcou no Brasil. Ele começou um negócio de sucesso, que ganhou força em 1904.

Alguns anos mais tarde, com ainda mais corpo, a Cini transferiu-se para o bairro Batel, região central de Curitiba. O negócio, que não parava de crescer, teve que ser transferido novamente em 1996, quando instalou-se em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Atualmente, a Cini está localizada no polo industrial do município de São José dos Pinhais. A fábrica conta com mais de 11 mil metros quadrados e com instalações muito modernas.

Para conhecer mais sobre essa história, confira nosso texto especial sobre a verdadeira história da Cini em Curitiba. 

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!