GUARANÁ: Conheça a lenda por trás desta fruta

O Guaraná é uma fruta típica da Amazônia. Além de deliciosa, ela é a base para muitos refrigerantes e bebidas energéticas muito conhecidas, assim como o nosso Cini Guaraná. Mas você sabia que existe uma lenda por trás do surgimento dessa fruta? Pois é, e nós vamos te contar. 

 

SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA. 

 

Segundo a lenda, em uma aldeia dos índios Maués havia um casal. Esse casal tinha apenas um único filho. Ele era lindo, saudável e muito alegre e por isso, era querido por todos da aldeia. Todos acreditavam que ele seria um grande chefe guerreiro no futuro, o que fez com que Jurupari, o Deus do mal, sentisse muita inveja do menino. 

 

Jurupari, cego de inveja, resolveu matar o menino e para isso, se transformou em uma enorme serpente. Enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutas pela floresta, ela o atacou e matou a pobre criança. Seus pais ficaram à espera da volta do menino, sem desconfiar de nada, até que o sol se pôs e nada da criança voltar. Já desesperados pela demora do menino, toda a tribo se reuniu para sair a procurá-lo, até que o encontraram morto no meio da floresta. Uma grande tristeza tomou conta da tribo, onde ninguém conseguia conter as lágrimas. Foi neste momento, que uma tempestade caiu sobre a floresta e um raio atingiu o corpo caído do menino. Todos se assustaram, menos a mãe que disse: 

“… É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterramos os olhos do meu menino para que assim, nasça uma fruteira que será nossa felicidade.” E assim foi feito! Imediatamente os índios enterram os olhos do pequeno indiozinho, conforme foi o pedido de Tupã, rei do trovão. 

 

Poucos dias após a tragédia, no local onde os olhos do menino foram enterrados nasceu uma plantinha que os índios ainda não conheciam. Era o Guaranazeiro. Uma planta bela e forte, com frutos que possuem sementes negras rodeadas por uma película branca, semelhante a um olho humano. 

 

Como Tupã havia falado, essa fruta traria muita felicidade, e assim se fez. Não só para a tribo, mas para o país todo. O Guaraná é uma fruta brasileira muito amada e querida por todos, por conta do seu sabor delicioso e suas combinações. Ela é um patrimônio histórico e precisa ser valorizada. 

 

E aí, o que você achou da história? 

Deu até vontade de tomar um Cini Guaraná né?! 

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!

×