Erva Mate: Origem e benefícios desta planta nativa da região sul 

Conheça melhor essa erva que faz parte da rotina de diversas pessoas pelo Brasil 

Não tem nada melhor do que acordar cedinho e saborear um delicioso chá mate, não é verdade? O sabor inconfundível, a leveza e a sensação prazerosa que o mate proporciona ajudam a explicar as diversas maneiras que aproveitamos a folha. Seja quente no chimarrão ou gelada no delicioso Chá Mate de Pêssego da Cini, o certo é que esta erva é irresistível. 

Conheça um pouco mais sobre essa delícia abaixo e aproveite os numerosos benefícios que a erva mate proporciona. 

Origem 

Esta espécie de erva é nativa do sul do país, e também pode ser encontrada em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Para o Paraná, a planta foi muito importante, já que sua exploração econômica foi determinante na emancipação política do estado. Além das fronteiras nacionais, a erva mate é encontrada no Paraguai e em algumas partes da Argentina. 

Seu nome científico, Ilex paraguariensis, foi dado pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, quando conheceu a planta em 1820, no Paraguai. Posteriormente, ao saber que a erva crescia em maior quantidade e qualidade no estado do Paraná, o pesquisador se retratou, dizendo que deveria ter nomeado a planta de Ilex brasiliensis

Uso ancestral 

A erva mate era utilizada pelos índios Guarani e Quíchua, que produziam uma bebida através da infusão das folhas. Os efeitos estimulantes da planta já eram bem conhecidos por eles. Ao tomar a bebida, se sentiam preparados para realizar qualquer tipo de esforço físico por longas jornadas. 

Os benefícios do consumo 

  • Poderoso antioxidante: Segundo artigo publicado pela BBRC, a erva mate possui um efeito antioxidante poderoso, que contribui para a diminuição das taxas de colesterol ruim. Além disso, favorece a proteção das células contra o efeito nocivo dos radicais livres.
  • Melhora a digestão: O chá da erva também ajuda na digestão de alimentos, já que contribui na liberação dos sucos gástricos digestivos. A bebida também é diurética e auxilia na eliminação de toxinas nocivas ao organismo.
  • Contribui para o emagrecimento: A erva mate possui um efeito termogênico no organismo, que traz benefícios para todas as pessoas que desejam perder alguns quilos. Ao ingerir a bebida, a temperatura corporal é elevada através do estímulo dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central, tendo como resultado um aumento do metabolismo e maior queima de gordura corporal. 

Agora que você conhece melhor essa erva nativa, aproveite para se deliciar com os refrescantes Chá Mate de Pêssego e Chá Mate de Limão que a Cini prepara com todo o carinho para você. 

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!