Saiba como são feitos os refrigerantes

Se você é fã desta bebida borbulhante, já deve ter se perguntado sobre como os refrigerantes são feitos. É um processo que inclui algumas etapas importantes e também é cheia de sabores criativos. Saiba como são feitos os refrigerantes. 

A história do refrigerante começou no século XVII e de lá para cá, alguns processos para a fabricação mudaram, mas essencialmente, os refrigerantes são feitos a partir de uma mistura de água, gás e um xarope (que dá a cor e o sabor à bebida). 

Mistura gaseificada

Apesar de os refrigerantes possuírem 3 principais ingredientes, eles não são todos misturados ao mesmo tempo. Primeiro, é necessário criar o ácido carbônico, que pode ser considerado a base dos refrigerantes. 

O ácido carbônico é resultado da mistura da água e gás carbônico (CO2), que assim que são misturados, dão origem à essa substância de forma líquida. Só após esse primeiro processo é que o xarope é adicionado, fazendo com que os refrigerantes ganhem cor e sabor. 

Os xaropes são os responsáveis por dar personalidade aos refrigerantes. Os sabores e as cores possuem muita variedade, mas cada um tem sua própria particularidade. Os refrigerantes Cini por exemplo, possuem sabores muito especiais, como framboesa, maçã verde, abacaxi e gengibirra. 

Toque final 

Para deixar os refrigerantes ainda mais saborosos, ao final do processo de criação do ácido carbônico e a adição do xarope, é adicionada uma dose extra de CO2, que mantém a pressão dentro da garrafa e será a responsável por manter o refrigerante conservado. Sabe aquele barulhinho típico ao abrir uma garrafa de refrigerante? É essa mesma dose de gás extra que sai da garrafa. 

Como conservar o refrigerante depois de aberto? 

É verdade que depois de aberto, a dose extra de gás do refrigerante acaba escapando e as bolhas vão ficando cada vez mais esparsas. Mas não se preocupe, ainda há como manter o refrigerante com bastante gás até o final do conteúdo da garrafa. Confira as dicas: 

  1. Feche bem a garrafa depois de se servir. 
  2. Mantenha a garrafa parada (nada de chacoalhar a garrafa ou colocá-lo em algum lugar onde ele possa ser movido o tempo todo).
  3. Mantenha o restante do refrigerante sempre refrigerado. 

Gostou do conteúdo e das nossas dicas? Conheça outros assuntos em nosso blog enquanto aproveita com uma Cini do seu sabor favorito. Acesse aqui.  

 

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!

×