Aprenda a organizar corretamente sua geladeira.

Você sabia que manter sua geladeira organizada melhora sua saúde e ainda te ajuda a economizar? Além de evitar desperdícios com alimentos que são jogados fora por terem sido esquecidos no fundo de uma prateleira, organizar a geladeira ajuda a diminuir o consumo de luz da sua casa. 

Refrigeradores mais antigos, possuem sistemas diferentes dos mais atuais. Caso sua geladeira tenha um pouco mais de idade, lembre-se que o local mais gelado dela é próximo ao congelador.  

O primeiro passo para começar a organizar sua geladeira é a limpeza. Mantenha-a limpa, para que não tenha proliferação de bactérias. Uma dica, é limpar sua geladeira com um pano úmido junto com um pouco de vinagre. O vinagre desinfeta e ainda elimina odores desagradáveis.  

Depois de realizar a retirada de todos os alimentos esquecidos e estragados e limpá-la adequadamente, vamos separar a geladeira por setores: 

  • Primeira prateleira
  • Prateleira Intermediária
  • Prateleira Inferior 
  • Gaveta inferior 
  • Porta da geladeira
  • Congelador 

Primeira Prateleira: 

A primeira prateleira é onde ficam os alimentos que precisam de mais refrigeração. Carnes que vão ser preparadas, no máximo, no dia seguinte, devem ficar em cima. Leites e derivados, como queijos, iogurtes, requeijão, entre outros também precisam ficar na prateleira superior para que fiquem conservados por mais tempo. 

Sobras de comida, devem ser embaladas em potes plásticos e podem ficar até 2 dias armazenadas. 

Evite guardar potes de iogurte abertos, pois aumenta a proliferação de bactérias. 

 

Prateleira Intermediária: 

A prateleira do meio é perfeita para guardar alimentos prontos, que já foram preparados ou cozidos. Mantenha bolos, tortas, doces e enlatados nesta área. Caso você queira armazenar a sobra de uma comida em lata, tire-a do recipiente e a coloque em um pote plástico, pois o metal oxida e contamina o alimento. 

 

Prateleira Inferior (parte de cima da gaveta): 

Neste local você pode armazenar frutas maduras cortadas e alimentos que você queira descongelar. No caso de frutas cítricas, é recomendado que elas fiquem dentro de sacos plásticos, pois elas podem soltar cheiro e impregnar nos demais alimentos. NÃO lave as frutas antes de colocá-las na geladeira, pois elas são muito sensíveis a umidade e podem estragar. Utilize água corrente apenas antes do consumo. 

 

Gaveta Inferior: 

Esse é o local menos refrigerado, então é ideal para armazenar alimentos sensíveis a baixas temperaturas como verduras, legumes e vegetais. Deixe-os dentro de sacos plásticos, com nós frouxos para que não deixem resíduos no fundo da gaveta e, ainda, durem por mais tempo. Esses alimentos podem ficar até 3 dias armazenados. 

 

Porta da Geladeira

Este é o nosso lugar favorito, pois é onde os Cini devem ir. Sucos, refrigerantes e garrafas de água devem ficar armazenados na porta, junto com condimentos como maionese, mostarda, e ketchup. Poucas pessoas sabem, mas o vinagre deve ser armazenado na geladeira, para evitar a contaminação por bactérias e o ovos não devem ficar na porta, pois o abre e fecha faz com que a temperatura oscile, facilitando a propagação de bactérias.

 

Congelador: 

Aqui vão os alimentos que serão consumidos mais para frente. Você pode guardar legumes e vegetais cozidos, separados em potes ou sacos plásticos identificados. Armazene também carnes, sempre identificando-as. Depois que um alimento é descongelado, ele não poderá congelar novamente pois os riscos de contaminação são enormes. 

Manter a geladeira organizada irá otimizar seu tempo, espaço e ainda te ajudará a economizar dinheiro, pois a baixa temperatura será mais bem aproveitada pelos alimentos corretos, evitando que haja desperdício.

Que tal aproveitar essa quarentena para liberar um espaço na geladeira e encher ela de Cini?

Seja um
revendedor

Já somos conhecidos em todos os rincões do Paraná com diferenciais como qualidade, preço e variedade e cada dia mais no coração das pessoas.

Venha você também fazer parte da nossa história! Cini, a bebida que traz alegria para as famílias!

Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todo conteúdo que a Cini preparou para você!